Relacionamento amoroso - O que fazer na prática!


Existe um consenso transmitido de geração para geração que, para uma relação ser boa, deveria durar para sempre, quando, na verdade, o relacionamento interessante é aquele que ajuda a florescer as potencialidades dos envolvidos e das pessoas que estão em volta.

O que fazer na prática? Como construir um bom relacionamento? Como evitar erros que nos distanciam da pessoa que amamos.

Dois psicólogos americanos, John e Julie Gottman realizaram um estudo com casais para entender melhor o motivo do fracasso e do sucesso dos relacionamentos.

Observaram 130 casais realizando tarefas corriqueiras como comer, cozinhar, limpar. Após a análise, classificaram os casais em dois grupos: mestres e desastres.

Após 6 anos, os casais foram chamados novamente. A grande maioria das pessoas do grupo dos mestres permaneciam juntos e felizes, enquanto o outro grupo não estavam mais casados ou permaneciam juntos, porém infelizes.

Com base nesse estudo, os psicólogos chegaram a conclusão que generosidade e bondade são virtudes fundamentais para um relacionamento.

Atos simples, como responder as perguntas rotineiras com agressividade ou com generosidade, afeta o futuro e a qualidade do relacionamento.

Parece óbvio, mas como é importante manter no dia a dia ações que cuidam do parceiro!

Casais que criam o hábito de se tratarem com generosidade e bondade tem a oportunidade de construírem conexões profundas.

O estudo apontou que temos duas respostas a escolher quando se trata das questões de nossos companheiros: podemos optar por respostas generosas que nos aproximam como casal ou respostas ríspidas que nos afastam um do outro.

As pessoas do grupo dos “mestres” escolhiam respostas generosas, criavam uma conexão com o companheiro, demonstrando-lhe interesse em suas necessidades emocionais.

Agir com bondade e generosidade é uma forma de desenvolver um ambiente de apreciação e gratidão pelo o que o companheiro faz. Em contrapartida, pessoas com atitudes grosseiras e ríspidas constroem um ambiente baseado na insatisfação, sempre apontando para os erros do outro, para o que ele deixou de fazer, esquecendo-se dos pontos positivos.

Generosidade e bondade são chaves para quem quer um relacionamento saudável e duradouro.

 

Gravei um vídeo falando exatamente sobre isso!

Vídeo: Relacionamento amoroso!

Com amor, Regiane

www.regianeromero.com.br